Pão... que não é preciso amassar!

A partir de hoje, já não precisas “furar” a quarentena para teres pão fresco em casa, todos os dias. Temos a receita perfeita para fazeres pão em casa e... nem sequer precisas de amassar! Só necessitas de um forno, uma panela de ferro e destes ingredientes:

  • 420 gr de farinha de trigo
  • 360 ml de água morna
  • 1 colher (de café) de fermento de padeiro seco
  • 1 colher (de chá) de sal

Estás preparada? Vamos a isso! 
Mistura todos os ingredientes até conseguires uma pasta “pegajosa”. Depois, sela a tigela com película aderente e deixa levedar à temperatura ambiente, durante 8 a 12 horas (nós deixámos a noite toda).

Decorrido esse tempo, aquece o forno a 250 graus com a panela de ferro lá dentro, de preferência com a tampa. 

Entretanto, coloca uma folha de papel vegetal sobre a bancada e enfarinha-a bem. Nela, deita a massa. Puxa-a algumas vezes de dentro para fora até formares uma bola. Vira a “costura” para baixo e deixa-a descansar tapada com um pano.

Quando o forno estiver bem quente, coloca a massa com o papel vegetal dentro da panela, tapa-a e leva-a ao forno, durante 30 minutos.

Passado esse tempo, retira a tampa da panela e leva ao forno por mais 10 minutos, para ficar com um tom dourado e mais estaladiço.

Já estás com água na boca? Então, prepara a manteiga! Vais precisar 😉


NOTA: também podes misturar farinhas. Nós usámos 280 gr de farinha de trigo e 140 gr de farinha de aveia. E ficou ótimo! 

 

 

 


Deixa um comentário